F1: McLaren dispara na liderança do Mundial de Construtores após vitória no Bahrein


A McLaren vive um início de temporada dominante na Fórmula 1 2025, e a dobradinha no pódio conquistada neste domingo (13) no Grande Prêmio do Bahrein reforça ainda mais sua posição como líder absoluta do campeonato de construtores. Oscar Piastri venceu pela segunda vez no ano, enquanto Lando Norris assegurou o terceiro lugar e completou mais um resultado forte para a equipe de Woking.

Com três pódios em quatro etapas para cada um de seus pilotos, a McLaren alcançou 151 pontos no Mundial de Construtores, abrindo uma vantagem confortável de 58 pontos sobre a vice-líder Mercedes, que soma 93 após o GP no circuito de Sakhir.

George Russell garantiu o segundo lugar para a Mercedes e manteve a equipe na vice-liderança, enquanto Kimi Antonelli, apesar de um desempenho promissor no fim de semana, não somou tantos pontos quanto esperado após perder posições na reta final da prova. Ainda assim, a Mercedes conseguiu consolidar seu espaço como segunda força do campeonato até aqui.

A Red Bull deu sinais de recuperação no Bahrein. Max Verstappen foi o sexto colocado e contou com a colaboração de Yuki Tsunoda, que terminou em nono, para colocar os dois carros na zona de pontuação pela primeira vez na temporada. O time austríaco ocupa agora o terceiro lugar no campeonato com 71 pontos, ainda distante da briga pela ponta, mas se mantendo à frente da Ferrari.

A equipe italiana somou pontos importantes com Charles Leclerc, que terminou em quarto após batalha direta com Norris pelo pódio. Lewis Hamilton chegou em quinto e contribuiu para que a Ferrari atingisse os 57 pontos, na quarta colocação do campeonato. Apesar do desempenho constante, o time ainda não conseguiu se aproximar dos três primeiros.

A grande novidade na classificação de construtores foi a troca de posições entre Haas e Williams. A equipe norte-americana capitalizou com os dois pilotos entre os 10 primeiros no Bahrein e subiu para o quinto lugar, com 20 pontos. Já a Williams caiu para a sexta posição, agora com 19 pontos somados.

A Aston Martin aparece na sétima colocação, com 10 pontos, enquanto a Racing Bulls segue em oitavo, somando 7. A Alpine tem os mesmos 6 pontos da Sauber, mas leva vantagem no critério de desempate, deixando a equipe suíça na lanterna do campeonato após quatro etapas.

A consistência tem sido o diferencial da McLaren neste início de temporada. O domínio em ritmo de corrida, somado à boa execução estratégica e aos desempenhos sólidos de Piastri e Norris, têm colocado a equipe em uma posição confortável na liderança do Mundial de Construtores. O time também se beneficia da confiabilidade do conjunto McLaren/Mercedes, que tem se mostrado competitivo em todos os tipos de pista.

Com a Fórmula 1 se preparando agora para o GP da Arábia Saudita, a expectativa é entender se a McLaren continuará isolada na liderança ou se Mercedes, Red Bull ou até mesmo Ferrari conseguirão responder. A temporada segue intensa, mas a McLaren, até aqui, dita o ritmo na luta pelo título entre as equipes.

Classificação atualizada do Mundial de Construtores da F1 2025:
1) McLaren/Mercedes, 151 pontos
2) Mercedes, 93
3) Red Bull/Honda RBPT, 71
4) Ferrari, 57
5) Haas/Ferrari, 20
6) Williams/Mercedes, 19
7) Aston Martin/Mercedes, 10
8) Racing Bulls/Honda RBPT, 7
9) Alpine/Renault, 6
10) Sauber/Ferrari, 6

🎥 Último vídeo no canal

Fonte: f1mania

Anteriores Dólar cai levemente em meio a tensões comerciais e inflação em alta no Brasil
Próxima Estudantes denunciam perseguição 'sionista' na pós-graduação em relações internacionais da PUC-SP