A Operação Murus Viridis também desmobilizou escavadeiras hidráulicas, caminhões, motores de bombas, motos, ferramentas, 16 barracões de garimpo e apreendeu 8 mil litros de óleo diesel.
“A Polícia Federal, no decorrer da atividade, também promoveu diligências voltadas à colheita de elementos de inteligência e informações de polícia judiciária, que subsidiarão a instauração de procedimentos investigativos com o intuito de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado”, diz a nota da PF.
A operação integra uma estratégia voltada à interrupção da cadeia logística e financeira do garimpo ilegal, ao enfraquecimento das organizações criminosas atuantes na região e à garantia da proteção das populações tradicionais e dos ecossistemas sensíveis da unidade de conservação.
As apreensões de minérios cresceram mais de 170%, e as de madeira em 65%, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A Amazônia Legal ocupa 58% do território brasileiro e abrange nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão).
Fonte: sputniknewsbrasil