No início de fevereiro, a linha 2026 do Renault Duster foi lançada com novidades em função das novas regras de emissões do Proconve L8. As mudanças principais foram feitas no conjunto mecânico. Afinal, o SUV compacto ficou menos potente. No entanto, até então, apenas a versão com motor 1.3 turbo tinha os dados divulgados. Agora, também temos os novos números do propulsor 1.6 aspirado.
Conforme antecipado pelo site Autos Segredos e confirmado por Autoesporte através da ficha técnica, o Renault Duster 2026 passa a entregar 109 cv de potência e 15,3 kgfm de torque com gasolina a 5.500 rpm. Isso com o motor 1.6 aspirado flex da família SCe que equipa as versões de entrada e intermediárias. Com etanol, são 112 cv e 15,6 kgfm.
Para comparar, na linha 2025, o Renault Duster entregava até 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol. Ou seja, uma diferença de 9 cv e 8 cv, respectivamente. Em relação ao torque, todas as versões com esse motor tinham 16,5 kgfm.
O consumo de combustível também está diferente. Com câmbio manual de cinco velocidades na versão Intense Plus 1.6 MT, os números novos são de 11,5 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina — ante os 11,6 km/l e 12,3 km/l do modelo anterior. Com etanol, diminuem para 7,6 km/l e 8,5 km/l, sendo que as médias ficavam em 8,1 km/l e 8,5 km/l.
As versões intermediárias, chamadas de Intense Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.6 CVT, que são equipadas com câmbio automático CVT que simula seis marchas, agora fazem 10,8 km/l em ciclo urbano e 11,4 km/l em rodoviário com gasolina (era 10,5 km/l e 11 km/l). Quando abastecido com etanol, o Duster marca 7,5 km/l e 8,3 km/l (era 7,2 km/l e 8,1 km/l). Portanto, no geral, o SUV está levemente mais econômico.
A versão topo de linha do Renault Duster é equipada com outro motor. Trata-se de um 1.3 turboflex que também teve alterações em função do Proconve L8. A partir de agora, entrega 163 cv com etanol, contra 170 cv de até então, e 156 cv com gasolina, contra os 162 cv anteriores. Já o torque foi mantido em 27,5 kgfm com o combustível fóssil, diferente dos 25,5 kgfm informados anteriormente pela Horse, que valem só com etanol.
De acordo com o Inmetro, o Duster 1.3 TCe CVT agora faz 7,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, além de 10,9 km/l e 12,3 km/l, respectivamente, com gasolina. Até então, as médias eram de 7,7 km/l e 8,4 km/l com etanol, além de 10,8 km/l e 11,5 km/l com gasolina.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews