Pesquisadores descobrem que casas retangulares surgiram muito antes do que se pensava (IMAGEM)


Os edifícios com cantos têm uma história mais complexa do que se pensava, revelando um mistério arquitetônico dos primeiros assentamentos humanos. Arqueólogos notaram uma tendência global onde os primeiros assentamentos tinham edifícios redondos ou ovais, que depois foram substituídos por estruturas retangulares.
Uma análise dos primeiros edifícios no sudoeste da Ásia, onde estão os assentamentos mais antigos do mundo, mostra que a transição de formas redondas para retangulares não é tão simples. Hadas Goldgeier, da Universidade Hebraica de Jerusalém, aponta que os arqueólogos simplificam demais ao descrever os formatos dos edifícios.
© Getty Images / De Agostini Picture LibraryImpressão artística da cidade de Catal Huyuk (7.300 a.C.), com suas casas de um cômodo acessadas pelo telhado, Turquia

Impressão artística da cidade de Catal Huyuk (7.300 a.C.), com suas casas de um cômodo acessadas pelo telhado, Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2025

Impressão artística da cidade de Catal Huyuk (7.300 a.C.), com suas casas de um cômodo acessadas pelo telhado, Turquia
Goldgeier e seus colegas usaram uma abordagem quantitativa para analisar 118 edifícios antigos em 23 locais no sudoeste da Ásia, datando de 14.000 a 10.000 anos atrás. A análise revelou que os edifícios mais antigos tinham uma variedade de formatos, incluindo formas em lágrimas, da letra “D” e pentágonos irregulares, com alguns deles possuindo cantos de 90 graus.
Essas estruturas mais antigas foram construídas pelos natufianos há cerca de 12.500 a 12.000 anos, incorporando cantos de 90 graus muito antes das estruturas retangulares se tornarem comuns. O pesquisador da Universidade de Notre Dame, Ian Kuijt, sugere que muitos edifícios natufianos em cavernas usavam as paredes das cavernas, mas Goldgeier discorda que isso explique o surgimento dos cantos.
Escavações arqueológicas revelaram a extensão total do Templo Dilmun na ilha de Failaka - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2025

A questão do porquê a tendência de edifícios redondos para retangulares existe permanece complexa. De acordo com a New Scientist, Goldgeier sugere que as razões são múltiplas e difíceis de explicar, dependendo de uma série de fatores muitas vezes locais ou culturais, enquanto Kuijt especula que edifícios retangulares podem ser mais eficientes e econômicos de construir, permitindo o compartilhamento de paredes.
Incorporar cantos de 90 graus pode ser visto como um passo para melhorar a eficiência do design arquitetônico, mas os natufianos não construíram edifícios retangulares com paredes compartilhadas, possivelmente não percebendo o valor e utilidade de seu design.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Sistema Elétrico Brasileiro Quebra Recorde de Demanda de Carga pela 5° Vez em 2025, Impulsionado pela Onda de Calor
Próxima CSNU adota resolução dos EUA sobre conflito na Ucrânia, com voto favorável da Rússia