Trump suspende financiamento da USAID para combater incêndios florestais no Brasil


O financiamento da USAID era o principal apoio do Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, criado em 2021 pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS, na sigla em inglês) em colaboração com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
De acordo com o Ibama, a interrupção não terá impacto direto na prevenção e combate a queimadas no país. Por meio de nota, o instituto afirmou que ações contra incêndios florestais no país “são executadas com recursos provenientes do orçamento da União e não dependem de recursos externos”.
As ações prejudicadas com o fim da ajuda, segundo a autarquia brasileira, dizem respeito à reestruturação das instituições, “particularmente em termos de capacitação de profissionais“. Ainda segundo o Ibama, a parceria possibilitou a realização de dezenas de cursos de capacitação e treinamentos para mais de 3 mil brigadistas e indígenas.
Criada em 1961, no governo John F. Kennedy, a USAID financia ONGs, governos estrangeiros e organizações internacionais com projetos sociais, de saúde, educacionais, culturais e ambientais. Em 2023, os principais beneficiários foram Ucrânia, Etiópia, Jordânia, República Democrática do Congo e Somália.
Críticos da agência a acusam de ter financiado políticos pró-ocidentais, meios de comunicação e organizações alinhados com a ideologia norte-americana e que combatiam adversários dos EUA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Norris intensifica preparação para 2025 e mira conquista de primeiro título
Próxima Homem é preso em flagrante ao tentar furtar câmeras do Vigia Mais MT