Na última sexta-feira, 18 de outubro, o movimento Sou de Algodão apresentou seu terceiro desfile na maior semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Com o tema Manualidades, a iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), comemorou a participação na edição N58, que reuniu 12 estilistas parceiros para entregar 36 looks feitos com as técnicas manuais mais conhecidas. A direção criativa foi de Paulo Borges, o styling por Paulo Martinez e a beleza foi assinada por Vanessa Rozan.
A sala de desfile contou com mais de 580 presentes, entre representantes de apoiadores, associações estaduais, marcas parceiras, influenciadores e imprensa nacional, que puderam ver de perto os looks feitos a partir de técnicas como crochê, tricô, macramê, patchwork e aplicações. Além disso, pelo menos 70% da matéria-prima usada foi algodão.
Os estilistas Adriana Meira, Ateliê Mão de Mãe, Catarina Mina, David Lee, Heloisa Faria, Igor Dadona, João Pimenta, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Walério Araújo e Weider Silverio criaram três peças cada, dentro do tema, se baseando no DNA de suas próprias marcas.
“A parceria com grandes nomes da moda nacional, que fazem do algodão a principal matéria prima de suas criações, reforça nosso compromisso com uma moda responsável e genuinamente brasileira. A fibra valoriza o que temos de melhor, desde o cultivo até a passarela, promovendo uma cadeia produtiva mais consciente,” afirmou Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, destacando a importância dessa conexão entre o Sou de Algodão e os estilistas na SPFW.
Assim como nomes importantes da moda, grandes representantes do agro brasileiro marcaram presença no evento. Apoiadores do movimento, como BASF e Bayer, o vice-presidente da Abrapa e as associações da Abrapa também puderam celebrar o algodão na passarela.
“O desfile foi um momento muito especial para todos nós que fazemos parte da cadeia produtiva do algodão. A semente que produzimos gera uma fibra de qualidade para a indústria. A produção começou na pesquisa e chegou nos estilistas que, com sua pluralidade, trouxeram um lindo desfile. Nós apoiamos iniciativas como o Sou de Algodão, por entendermos a importância da união da cadeia produtiva e da valorização do produto nacional”, explica Valeska De Laquila, Gerente de Produto da BASF.
O impacto do desfile foi notável, com publicações nos principais portais de moda e mais de 300 menções nas redes sociais, marcando não apenas o movimento Sou de Algodão, mas também a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
Alguns destaques vão para as matérias: Veja, Forbes, Vogue, ELLE, L’Officiel, Metrópoles e IstoÉ Dinheiro.
“A cada participação do movimento na SPFW, temos a certeza de que estamos no caminho certo para dar a visibilidade que o algodão brasileiro merece. Nada melhor do que falar diretamente com o consumidor final, por meio de peças feitas por nomes conhecidos desse público e em um evento que movimenta toda a cadeia. Este desfile, assim como os outros, reforçou nosso compromisso com a moda consciente e ecoou a importância da nossa fibra no cenário global”, finaliza Silmara Ferraresi.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Fonte: agrolink