Avião que vai repatriar brasileiros do Líbano chega neste sábado em Beirute


O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará a repatriação de brasileiros no Líbano decolou neste sábado (5) de Lisboa, em Portugal, com destino a Beirute.  De acordo com a FAB, a aeronave saiu às 6h55 e tem pouso previsto na capital libanesa às 11h (horário de Brasília).

A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país. No final de setembro, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros.

A expectativa da primeira fase da Operação Raízes de Cedro é repatriar 220 brasileiros que estão no Líbano. O objetivo da operação é trazer ao país até 500 pessoas por semana.

Segundo a FAB, a equipe de voo será composta, além dos tripulantes operacionais da aeronave, por militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão.

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (4), mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.

O KC-30 é utilizado em missões de longo alcance, como transporte de tropas, equipamentos, reabastecimento em voo e missões humanitárias. É uma versão adaptada do Airbus 330, usado em voos intercontinentais.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Caciques de partidos brigam para ampliar o poder em 2024, de olho em 2026
Próxima Possível militarização dos Brics pode gerar implicações negativas para a defesa do Brasil