De acordo com as informações do Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (26), nas regiões administradas pela Emater/RS-Ascar, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, o clima tem sido favorável para a viticultura, com intensa insolação, temperaturas moderadas e chuvas em volumes ideais. Essas condições têm proporcionado um excelente desenvolvimento das vinhas, que exibem brotação vigorosa e uniforme. Até o momento, a safra segue sem registro de geadas tardias, o que trouxe tranquilidade aos viticultores da região.
As variedades superprecoces, cultivadas em áreas mais quentes, como os vales dos maiores rios, já começaram a florescer, enquanto variedades mais tardias, como Cabernet Sauvignon e Moscatos, estão iniciando a brotação das gemas. Além disso, as vinhas não apresentam problemas de doenças ou pragas até o momento. As últimas videiras implantadas estão passando pelo processo de amarração da estrutura aérea, e o azevém tem crescido espontaneamente como planta de cobertura do solo, com poucos casos de dessecação registrados.
Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito
Na região de Soledade, os picos de temperatura aceleraram a brotação das videiras, e os viticultores seguem com tratamentos preventivos contra antracnose e escoriose. Em Santa Rosa, a maioria das variedades de videiras quebrou a dormência e iniciou a brotação, com as mais precoces já em floração. Pulverizações com calda bordalesa foram aplicadas para controlar antracnose e míldio. No entanto, a brotação está um pouco atrasada em relação ao ano anterior, devido às temperaturas mais baixas em agosto.
Na região de Frederico Westphalen, as videiras, principalmente da variedade Niágara, estão em plena floração, enquanto a Vênus já se encontra na fase de grão chumbinho. A Seyve Villard continua em desenvolvimento. Tratamentos para prevenção de escoriose e antracnose estão em andamento, e, apesar da ausência de doenças, ainda há registro de algumas ocorrências de cochonilha-do-tronco.
Fonte: agrolink