China descobre quase 5 milhões de toneladas de metais para suas reservas de terras raras, diz mídia


De acordo com o jornal South China Morning Post, a China está pronta para proteger ainda mais suas reservas de elementos de terras raras em cerca de 5 milhões de toneladas em meio à crescente competição internacional, após uma descoberta na província de Sichuan, no sudoeste do país.
A China é a maior produtora mundial de elementos de terras raras, que incluem 17 óxidos metálicos, com 44 milhões de toneladas de depósitos, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

“Diante da nova situação de competição internacional […] o grupo manterá os maiores interesses da nação em mente, para fazer novas e significativas contribuições para salvaguardar a segurança dos recursos de terras raras da China”, disse empresa estatal China Rare Earth Group, em uma declaração no seu site oficial, no sábado (14).

Vista aérea da planta de extração de lítio Eramine, subsidiária da Eramet, em Salar Centenario Ratones, na província de Salta, Argentina, 4 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2024

O domínio das terras raras da China tem levantado cada vez mais preocupações geopolíticas em meio à crescente rivalidade tecnológica entre a China e os EUA enquanto Pequim, como resposta à guerra comercial travada com Washington, tem restringido seu fornecimento e exportação de elementos de terras raras.
As exportações de terras raras da China nos primeiros oito meses do ano aumentaram 6,4% ano a ano para 38.755 toneladas, enquanto o valor da exportação caiu 40,2% para US$ 341,2 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão), mostraram dados alfandegários apontados pela apuração.
A China foi responsável por entre 80 e 90% da produção global de terras raras no início da década de 2010, mas esse domínio diminuiu para cerca de 70% em 2023 em meio a um aumento global no fornecimento de terras raras, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Imea: preço do milho em Mato Grosso subiu, mas ainda segue abaixo das despesas 23/24
Próxima Datena dá cadeirada em Pablo Marçal durante debate da TV Cultura; ASSISTA!