O Brasil inicia sua participação nos eventos internacionais de 2024/25 com o seminário Cotton Brazil Outlook, marcado para esta sexta-feira (13) em Nova Déli, Índia. O evento, realizado no hotel The LaLit New Delhi, é o primeiro presencial no país promovido pelo Cotton Brazil, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de algodão (Abrapa). Destinado a empresários, investidores e líderes governamentais da indústria têxtil indiana, o seminário visa promover o algodão brasileiro globalmente.
Com o apoio da ApexBrasil e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), o Cotton Brazil Outlook busca destacar como o algodão brasileiro, conhecido por sua alta qualidade e competitividade de preços, pode beneficiar a indústria têxtil da Índia. Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, ressaltou que mais de 80% da safra brasileira possui certificação socioambiental, é livre de contaminação e totalmente rastreável.
No ciclo 2023/24, o Brasil superou os Estados Unidos e tornou-se o maior exportador mundial de algodão, respondendo por 37% da oferta global de algodão certificado Better Cotton. Apesar disso, o Brasil detém apenas 5% do mercado indiano, com a Índia importando 8,09 mil toneladas de algodão brasileiro entre agosto de 2023 e julho de 2024, uma queda significativa em relação aos ciclos anteriores.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O seminário abordará a safra 2024/25, projeções de exportação e tendências de mercado, contando com a participação de executivos da Abrapa e do presidente da Anea, Miguel Faus. O evento, que incluirá uma sessão de perguntas e respostas, é organizado com o apoio da Embaixada do Brasil em Nova Déli e em parceria com a Wazir Advisors.
Fonte: agrolink