Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nos próximos dias, trazendo chuvas volumosas para a região, o que beneficia os produtores. O estado do Rio Grande do Sul já registrou mais de 40 mm de precipitação em algumas estações na tarde de quinta-feira (12.09). No entanto, a qualidade da água da chuva foi prejudicada pela presença de fumaça, resultando em chuva ácida.
A expectativa é de que o sistema siga atuando no Sul nesta sexta-feira (13.09), alcançando a metade oeste e sul de Santa Catarina, e podendo atingir o extremo sudoeste do Paraná. De acordo com Rodrigues, as projeções indicam acumulados de 30 a 50 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e a fronteira com Santa Catarina, mas algumas simulações apontam até 80 mm na sexta-feira, principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Com a atmosfera mais aquecida, tempestades podem se formar com maior facilidade, elevando o risco de eventos adversos, como granizo, raios e vendavais localizados. Atrás dessa frente fria, uma massa de ar mais frio deve entrar no sul do Rio Grande do Sul na noite de sexta-feira, trazendo queda nas temperaturas e possibilidade de geadas pontuais.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
No Centro-Norte do país, o bloqueio atmosférico permanece, mantendo o tempo seco, calor extremo e alta presença de fumaça, o que agrava a condição das queimadas e prolonga a seca. Para o mês de setembro, as chuvas ainda são incertas, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste, dificultando o início da safra de soja 2024/25.
Fonte: agrolink