Um catálogo criado por especialistas em queijos e vinhos está impulsionando a valorização dos produtos paranaenses, reforçando o potencial turístico e a qualidade da produção local. A “Cartilha de Degustação dos Queijos do Sudoeste” é uma iniciativa do programa Inova Queijo Sudoeste do Paraná, uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Francisco Beltrão, a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (APROSUD), o Sebrae/PR, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). As informações foram divulgadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
A cartilha apresenta uma avaliação sensorial de queijos paranaenses conduzida pelo queijista Tiago Pascoal, jurado de concursos e vice-presidente da Associação dos Queijistas do Brasil. A avaliação abrange as principais características de cada queijo, como o produtor e município de origem, tipo de leite, classificação e tempo de maturação, além de descrições detalhadas sobre a casca, consistência, textura, aroma e sabor. A descrição do sabor dos queijos é apresentada em gráficos estilo teia, proporcionando uma visão completa das nuances gustativas.
Além das avaliações de queijos, o catálogo inclui sugestões de harmonização com vinhos do Paraná, elaboradas pelo sommelier Wagner Gabardo, executivo da VINOPAR – Associação dos Vitivinicultores do Paraná. Gabardo destacou a diversidade de sabores dos queijos coloniais e a qualidade dos produtos paranaenses. O catálogo apresenta 17 tipos de queijos de municípios como Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão e outros, combinados com 17 tipos de vinhos de regiões como Apucarana, Bituruna, Campo Largo e Mariópolis.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
A cartilha foi lançada em agosto, durante o evento Inova Queijo 2024, em Itapejara D’Oeste, com uma degustação dos queijos e vinhos apresentados. O próximo evento técnico do programa está agendado para 21 de novembro no Centro de Eventos de Itapejara D’Oeste, com apoio do governo estadual.
O programa Inova Queijo faz parte do Programa Inova em Ação, que apoia a cadeia produtiva de queijos do Sudoeste em várias etapas, desde a produção da matéria-prima até a comercialização e promoção de mercado. O programa inclui cursos de queijos artesanais, o fortalecimento da APROSUD, a promoção da Indicação Geográfica (IG) do Queijo do Sudoeste do Paraná e assistência técnica para os produtores.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
Além disso, o governo estadual também apoia a produção de uvas no Paraná por meio do programa Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que incentiva a produção de uvas e seus derivados com base em quatro eixos: incentivo à produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. Em, 2023, o queijo do Sudoeste já tem um pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com características únicas e condições específicas de produção artesanal, o Paraná espera adicionar mais um produto com a chancela de Indicação de Procedência (IP), consolidando sua reputação como um centro de referência. Além disso, o Projeto de Lei nº 131/24 reconhece o queijo artesanal do Sudoeste como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
Fonte: agrolink