Índice de Inflação dos Custos de Produção de julho traz forte elevação de custos, diz Farsul


OÍndice de Inflação dos Custos de Produção (Iicp) de julho registrou uma forte alta de 2% em comparação com o mês anterior. A escalada da inflação do índice se deve, em boa parte, pelo aumento da taxa de câmbio, através do encarecimento dos fertilizantes, que são um custo operacional significativo para o produtor. As informações foram divulgadas pela Assessoria Econômica da Farsul nesta quinta-feira (05).

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O Iicp, no acumulado de 12 meses, registra uma inflação de 4,42%. Além do câmbio, o custo com sementes contribuiu para a elevação, visto que o clima prejudicou os rendimentos da safra passada, o que se reflete em maior preço das sementes deste ciclo.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

O Índice de Preços Recebidos pelo Produtos Rurais (Iipr) de julho teve uma leva inflação, de 0,3% em relação a junho, alavancado pela alta do arroz, mas que foi equalizado pela perda de preço da soja. A maioria dos outros grãos da cesta se manteve estável ou em queda. Isso se reflete em uma inflação de 2,30% no acumulado dos últimos 12 meses do Iipr.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Já no acumulado do ano, o índice apresenta uma queda de 8,5%, em comparação com a alta de 3,65% do Ipca Alimentos, o que aponta para outros processo inflacionários ao longo da cadeia produtiva.

Fonte: agrolink

Anteriores Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Próxima Indústria argentina cai 5,4% em julho e acumula 14 meses consecutivos de retração