De acordo com o Informativo Conjuntural da Gerência de Planejamento divulgado na quinta-feira (5), a preparação para a Safra de Verão 2024/2025 de tabaco está avançando nas regiões administradas pela Emater/RS-Ascar de Pelotas. Os produtores estão realizando o preparo do solo e dos canteiros para o transplantio, e continuam com o manejo das mudas em canteiros floating, incluindo podas e repicagem. A produção de mudas segue dentro do planejado, assegurando a implementação completa das lavouras.
Durante o período de 25 a 31 de agosto, o clima seco e ensolarado, com temperaturas amenas durante o dia e baixas à noite, favoreceu o desenvolvimento das mudas e permitiu a continuidade dos transplantes. Até o momento, 15% da área de verão foi transplantada. Nos municípios de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul, os produtores estão focados na colheita do tabaco de inverno.
Na região de Santa Rosa, situada ao longo do Rio Uruguai, como em Alecrim e Porto Vera Cruz, o transplante das mudas foi intensificado. Alguns produtores aguardam melhores condições de temperatura para o transplante, mantendo as mudas em túneis baixos para segurança. Em São Paulo das Missões, a cultura está totalmente implantada com um bom índice de pegamento e sem problemas com pragas ou doenças.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Em Soledade, a intensidade das atividades continua no Baixo Vale do Rio Pardo, com salitragem, capinas mecânicas e aplicações de herbicidas sendo realizadas devido ao clima favorável. A colheita está ocorrendo em áreas de plantios antecipados, enquanto a colheita nas lavouras de safra normal está prevista para novembro. Em regiões elevadas, o plantio está se intensificando, impulsionado pelo clima quente da segunda metade do período.
Fonte: agrolink