Produtores de cevada mantêm perspectivas positivas no RS


O desenvolvimento das lavouras de cevada no Rio Grande do Sul segue satisfatório, conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira (29/08). A projeção de cultivo no estado é de 34.429 hectares, com produtividade estimada em 3.245 kg/ha. No entanto, produtores permanecem atentos ao monitoramento de pragas e, principalmente, de doenças foliares, em função da alta umidade relativa do ar.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Na região administrativa de Erechim, o desenvolvimento das lavouras é considerado adequado, e as expectativas iniciais de produção permanecem favoráveis. As áreas semeadas no final da janela de plantio têm demonstrado um desempenho superior em termos de desenvolvimento.

Já na região de Frederico Westphalen, aproximadamente 75% das áreas encontram-se em desenvolvimento vegetativo, 20% em fase de florescimento e 5% em enchimento de grãos. As lavouras implantadas no início do período recomendado apresentam desenvolvimento abaixo do esperado, devido ao excesso de precipitação e à baixa radiação solar no início do ciclo.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Na região de Ijuí, a cultura avançou rapidamente para o estádio reprodutivo, mantendo uma condição fitossanitária adequada. As lavouras no início da emissão de espigas apresentam um elevado número de espiguetas por planta, preservando o potencial produtivo.

Em Soledade, 30% das lavouras estão em perfilhamento e 70% em alongamento de colmo. O aspecto geral da cultura é positivo, embora algumas áreas apresentem problemas relacionados ao manejo da adubação, como sintomas característicos de deficiência nutricional. As perspectivas, no entanto, permanecem favoráveis, especialmente nas áreas manejadas com tecnologia adequada.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Sobre a comercialização, cotação média da cevada destinada à indústria de malte na região de Erechim é de R$ 85,00 por saca de 60 quilos, enquanto na região de Frederico Westphalen, o valor médio é de R$ 83,00 por saca.

Fonte: agrolink

Anteriores Governo argentino determina suspensão de greve de trabalhadores da indústria de soja
Próxima Homem que perdeu vaga de trabalho pela demora na emissão de documento será indenizado