Santa Catarina lidera exportação de carnes aves em Dia da Avicultura


Santa Catarina reafirma sua posição de destaque no setor avícola brasileiro, sendo o maior exportador de carnes de patos, marrecos e perus, além de ocupar o segundo lugar na produção e exportação de frangos. No Dia da Avicultura, celebrado em 28 de agosto, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) ressaltou a importância dos produtores e do trabalho integrado de toda a cadeia produtiva, que é apoiada pelas políticas públicas do governo estadual e por programas que fomentam a produção e garantem a sanidade avícola. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR).

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

De acordo com o Observatório do Agro 2023, a avicultura catarinense, baseada principalmente no sistema de integração, movimenta um setor robusto, com o abate de 883,3 milhões de aves por ano, entre frangos, perus, patos e marrecos. Em 2023, o Valor de Produção Agropecuária (VPA) do setor gerou aproximadamente R$ 12,6 bilhões, consolidando a importância econômica da avicultura para o estado.

Nas exportações, Santa Catarina é líder nacional em carnes de patos e marrecos, com 99,8% das exportações brasileiras, e em carnes de perus, com 39,7% do mercado. O estado também é o segundo maior exportador de carne de frango e derivados, contribuindo com 22,8% das exportações nacionais. Ao todo, os produtos avícolas catarinenses chegam a 137 destinos, incluindo Japão, Países Baixos, Emirados Árabes Unidos e China.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou a avicultura como um dos motores da economia catarinense, responsável por 64% das exportações estaduais. Ele elogiou o comprometimento do governo estadual e da cadeia produtiva, que tornaram a produção e exportação de carnes uma referência nacional e internacional.

A SAR, em parceria com a Epagri e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), investe em diversos programas para fortalecer o setor avícola. Iniciativas como o Programa Financia Agro SC, o Programa Terra Boa, o Pronampe Agro SC e o Programa Água no Campo visam melhorar a infraestrutura, a competitividade e a sustentabilidade das propriedades rurais, além de garantir a sanidade das aves por meio do Programa de Sanidade Avícola. Esses esforços conjuntos têm impulsionado a qualidade e a produção avícola no estado, solidificando sua liderança no cenário nacional.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores CNA debate liderança do Brasil na segurança alimentar mundial
Próxima Moraes bloqueia redes da mulher de Silveira e ameaça com multa diária de R$ 50 mil