RS Innovation agro: revolução tecnológica no campo ganha força


De uns cinco anos para cá, com o boom da onda de transformação digital no campo, o Brasil tem se destacado como um celeiro de inovação no setor agro, com startups desenvolvendo soluções que vão desde a agricultura de precisão até ferramentas para gestão eficiente de recursos e automação de processos. Essas inovações não apenas aumentam a produtividade, mas também promovem a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental das atividades agrícolas. Contudo, para que esse setor continue crescendo e se mantendo rentável, é fundamental que os produtores rurais tenham acesso às novas tecnologias desenvolvidas por startups.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Criado para ser um facilitador entre estas soluções tecnológicas e os produtores rurais, o RS Innovation Agro é um espaço para que as startups que se dedicam a desenvolver respostas às demandas do campo, possam expor e encontrar com seus potenciais clientes e assim, permitir que as inovações entrem na rotina das propriedades rurais. “É um movimento transformador do modo de trabalhar no campo que mesmo utilizando tecnologias muito velozes precisa entender o ritmo de como as coisas acontecem nas fazendas, explica o criador do evento, o produtor rural, Eduardo Assis.     Segundo ele, o produtor é aberto a novas ideias, mas mudar seu mindset não é da noite para o dia e o RS Innovation Agro permite este intercâmbio entre os criadores das ferramentas e o usuário para que ao final, consigam que estas ferramentas sejam bem utilizadas e tragam os benefícios propostos. Conforme Assis, ainda são muitos os desafios significativos para adotar essas tecnologias. Entre os principais obstáculos estão a falta de conhecimento sobre as soluções disponíveis, a dificuldade de acesso a redes de internet e a necessidade de capacitação, tanto do gestor, quanto dos funcionários, para o uso eficaz das novas ferramentas.

Para este ano a novidade é a parceria com a Universidade Feevale e a Prefeitura de Esteio que, inclusive, lançaram o Hub Agro, focado tanto em agronegócio quanto em soluções para a criação de cidades inteligentes. Por esta razão o RS Innovation Agro terá a sua sede neste hub de inovação, que fica ao lado da Casa de Esteio, próximo à entrada principal do parque e das bandeiras. Palestras, pitchs, rodadas de negócio são as atividades que acontecerão durante os 10 dias da Expointer. “E teremos a nossa atração maior, nosso mascote que já virou marca registrada do evento que é o cão robô”, assinala Assis.       

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Para o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, é uma satisfação contar, no Hub Agro, com a terceira edição do RS Innovation Agro. “Neste ano, a Feevale e a Prefeitura de Esteio são parceiras do evento na sua curadoria. O objetivo é dar continuidade ao que foi feito nos dois últimos anos, fomentando a inovação e o empreendedorismo para o agronegócio”, afirma. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, por sua vez, disse: “a gente abrir as portas do Hub Agro, para acolher o RS Innovation Agro e o Smart Cities será o pontapé para a transformação do Parque Assis Brasil num ecossistema de inovação que a gente acredita, realmente, que vai fazer uma grande diferença, gerando dividendos não só para Esteio, mas para todo nosso estado que, mais do que nunca, precisa desse olhar neste processo de reconstrução”.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Agro e Prosa Episódio 804 - Mercado em expansão da Ovinocultura de corte
Próxima Usina Oferece R$ 30 Mil por Informações sobre Autores de Incêndios na Região de Ribeirão Preto