O Gabinete de Taiwan ratificou um orçamento de defesa recorde de 647 bilhões de dólares taiwaneses (R$ 111,5 bilhões), destinado a ajudar o território contra a perspectiva de uma invasão da China, escreve na sexta-feira (23) o portal Defense News.
Os gastos com defesa de Taiwan em 2025 representarão aumento de 7,7% se os legisladores aprovarem a proposta no final deste mês. A Agência de Notícias Central taiwanesa disse que a alocação representa 2,45% do PIB, quase idêntica à deste ano, embora a campanha eleitoral do presidente Lai Ching-te tenha prometido que os gastos com defesa chegariam a 3% do PIB.
No entanto, apesar de concordar com esse objetivo, “também precisamos levar em conta a situação financeira“, disse o tenente-general Hsieh Chi-hsien, chefe do Departamento de Controladoria do Ministério da Defesa Nacional de Taiwan.
Enquanto isso, Rupert Hammond-Chambers, presidente do Conselho Empresarial EUA-Taiwan, disse ao Defense News que, apesar de se tratar de um progresso, “Taiwan precisa continuar a aumentar seu orçamento de defesa em termos reais, ultrapassando 3% do PIB e mais no curto prazo”.
Taipé registrou, na quinta-feira (22), 1.739 incursões do Exército de Libertação Popular (ELP) da China na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan até agora em 2024, o que é um recorde anual nesse período. Pequim, por sua vez, vê Taiwan como parte da China, prevendo que a reunificação ocorra um dia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil