Equoterapia: tratamento eficaz para habilidades sociais em pacientes autistas


A equoterapia é uma modalidade terapêutica que atende às necessidades específicas de pessoas que precisam de atenção especial, como crianças, adolescentes e adultos autistas. A prática proporciona diversos benefícios em um ambiente seguro e acolhedor. “Os cavalos são dóceis e adaptáveis a diversas atividades – ideais para contribuir com a melhoria contínua de quem pratica a terapia”, comenta Maria Amélia Salviano, Gerente de Marketing Equinos da Vetnil.  

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O diagnóstico do autismo tem ocorrido com mais facilidade devido ao massivo debate na sociedade. No Brasil, estima-se que 1 em cada 36 crianças tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo dados da Rede de Monitoramento do Autismo e Deficiências do Desenvolvimento do CDC. Para contribuir com a evolução da qualidade de vida dessa parcela da população, o Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ) realiza atividades cuidadosamente planejadas para cada paciente, levando em consideração suas preferências e necessidades individuais, que podem variar inclusive diariamente.  

Os principais benefícios da equoterapia para pessoas de espectro autista incluem estimulação sensorial por meio do movimento do cavalo e do ambiente, desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e força, além da redução da ansiedade e do estresse. A interação com os cavalos melhora as habilidades sociais e de comunicação, aumenta a autoestima e a confiança e facilita o aprendizado de habilidades práticas e de vida.   

“O ambiente de equoterapia é controlado para garantir segurança e conforto. São várias opções de picadeiro ou áreas externas, dependendo do que é mais benéfico para cada indivíduo. Os terapeutas personalizam a abordagem terapêutica de acordo com as preferências e habilidades individuais, utilizando métodos variados de comunicação, como linguagem simples e visualizações, além de observar sinais não verbais”, destaca Wilson Mellilo, sócio do CEJ, maior centro de equoterapia da América Latina.   

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Para Wilson, uma rotina bem definida das sessões ajuda a reduzir a ansiedade e criar previsibilidade para os pacientes “Esses detalhes são importantes para pessoas com autismo, pois alivia a tensão interna e aumenta a ligação com os animais. Reforços positivos também são pontos utilizados para encorajar o progresso e aumentar a motivação dos praticantes.”  

A Vetnil, empresa líder em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, é parceira do Centro de Equoterapia de Jaguariúna, oferecendo atendimento técnico da equipe regional para suporte aos animais destinados as atividades, além de ser umas das empresas apoiadoras da instituição. “Nós temos muito orgulho dessa aliança de longa data. Isso só reforça a preocupação da empresa em apoiar ações sociais, como é o caso da parceria com a CEJ, que oferece diferentes atividades terapêuticas aos pacientes, como a equoterapia”, comenta Maria Amélia. 

Um caso de sucesso é o de Samuel, que desde o início dos atendimentos, em 2022, mostra significativas melhorias em suas habilidades sociais, motoras e comunicativas, graças à equoterapia. As atividades montadas e de solo, juntamente com a interação com os cavalos e terapeutas, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e emocional de Samuel, destacando o impacto positivo desta modalidade terapêutica.  

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

“Nos sentimos muito realizados em participar desse projeto, especialmente por ter resultados positivos para compartilhar, como o de Samuel”, diz Maria Amélia. 

Fonte: agrolink

Anteriores Justiça suspende reconstrução da BR-319 por falta de medidas para evitar destruição da Amazônia
Próxima Juiz de São Paulo é alvo de operação por suspeita de venda de sentenças ao PCC