Qual Comprar 2024: Audi A3 é o hatch premium de melhor custo do Brasil


O Audi A3 foi o grande vencedor na categoria de hatch premium no Qual Comprar 2024. O superguia da Autoesporte leva em consideração critérios como preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos. O modelo, que tem preços entre R$ 287.990 e R$ 305.990, superou outros seis concorrentes do segmento por conta das qualidades da geração atual, como o motor 2.0 turbo de 204 cv de potência.

Versão sugerida: S line 40 TFSI S tronic
Preço: de R$ 287.990 a R$ 305.990
Motor: 2.0T/204 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 5.833 / Homem R$ 15.437
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 6.583
Peças: R$ 63.808
Porta-malas: 380 litros
Lançamento: 2021

O Audi A3 tem uma história e tanto no Brasil. Já foi fabricado por aqui entre o finalzinho dos anos 1990 e início da década de 2000. Agora, nas gerações mais recentes, vem apenas importado. Na época, foi febre entre jovens endinheirados que gostavam do desempenho esportivo e acabamento premium. Afinal, ele era o “primo rico” de outro queridinho dos brasileiros, o Volkswagen Golf de quarta geração.

Apesar de não fazer o mesmo sucesso de outrora, o A3 ainda tem seu séquito fiel. Em 2023, o modelo quase levou o título do Qual Comprar na categoria hatch premium. Perdeu para o BMW Série 1 por detalhes técnicos. Agora, enfim recebe a faixa, já que reúne qualidades de sobra em sua atual geração. O A3 compartilha a plataforma MQB e a mecânica com a oitava geração do — ele novamente — Golf, que não veio para o Brasil. Só não tem mais herdeiros por causa dos altos custos de aquisição e manutenção.

Vale ficar atento a itens como o farol, uma das peças mais caras de reposição. No mais, o Audi A3 mantém a qualidade dinâmica que sempre lhe foi intrínseca, graças ao bom motor 2.0 turbo de 204 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, micro-híbrido de 48V. Pareado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, vai de zero a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge máxima de 210 km/h.

Ponto positivo: Desempenho do motor 2.0 turbo, dinâmica e mecânica compartilhada com a VW
Ponto negativo: Preço elevado para um hatch, mesmo premium, e alto custo de manutenção

Preço: R$ 320.950
Versão sugerida: 118i M Sport
Motor: 1.5T/140 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 5.318 / Homem R$ 15.751
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.317
Peças: R$ 41.387
Porta-malas: 380 litros
Lançamento: 2019

Vencedor do ano passado, o BMW Série 1 tem jeitinho invocado, mas traz sob o capô um motor que poderia ser mais forte pelo que cobra. Afinal, o 1.5 turbo rende meros 140 cv, menos que os 153 cv entregues por um Chevrolet Cruze Sport6 — que custa quase a metade do preço. A dinâmica de condução e o acabamento caprichado, porém, pesam a favor do alemão. Os números de desempenho não são brilhantes, mas dá para se divertir a bordo: aceleração de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e máxima de 211 km/h.

Preço: R$ 169.670
Versão sugerida: RS
Motor: 1.4T/153 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.776 / Homem R$ 5.322
Desvalorização: -31,3%
Revisões: R$ 2.232
Peças: R$ 25.959
Porta-malas: 290 litros
Lançamento: 2022

Este é o derradeiro ano do Chevrolet Cruze Sport6 no Qual Comprar. Com o encerramento da produção na Argentina no fim de 2023, há poucas unidades 0 km em estoque no Brasil. Entre janeiro e maio, foram vendidos apenas 161 exemplares. A versão RS, única remanescente, tem visual esportivo, mas mantém o motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm e o câmbio automático de seis marchas. O fim do Cruze Sport6 marca a extinção dos hatches médios (exceto os de marca premium). Se você considera um, tome cuidado com a desvalorização.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Preço: R$ 429.900
Versão sugerida: Única
Motor: 2.0T/297 cv
Câmbio: MT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 11.004 / Homem R$ 13.438
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.358
Peças: R$ 44.749
Porta-malas: 337 litros
Lançamento: 2023

Objeto de desejo de entusiastas, o Civic Type R foi aguardado por anos no Brasil, até chegar oficialmente por aqui no ano passado. Rival direto do GR Corolla, o hot hatch é equipado com motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm, além de câmbio manual de seis marchas. A tração é dianteira. O interior traz elementos vermelhos característicos da versão, presentes nos logotipos, costuras dos bancos concha, painel de instrumentos, cintos de segurança e carpetes. A central multimídia tem tela de 9” e sistema de som Bose com 12 alto-falantes.

Preço: R$ 344.900
Versão sugerida: 200 AMG Line
Motor: 1.3T/163 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.777 / Homem R$ 11.563
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 6.830
Peças: R$ 53.838
Porta-malas: 370 litros
Lançamento: 2020

Representante de um segmento que foi tão próspero e hoje quase não existe mais, o Mercedes-Benz Classe A é um dos raros hatches médios ainda vivos no mercado brasileiro. Mesmo assim, não deve durar muito e pode sair de linha no fim de 2026. Quem deseja garantir o seu encontrará um produto com bom comportamento dinâmico, suspensão um bocado rígida para o dia a dia e motor 1.3 turbo a gasolina, de 163 cv e 25,5 gkfm, feito em parceria com a Renault. A cesta de peças e as revisões são caras.

Preço: de R$ 247.650 a R$ 308.550
Versão sugerida: S 5P Top
Motor: 2.0T/297 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 4.606 / Homem R$ 7.368
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.276
Peças: R$ 37.250
Porta-malas: 211 litros
Lançamento: 2014

Lançada em 2014, a quarta geração do Mini Cooper é um dos hatches mais charmosos da atualidade, com visual “retrô moderno”. Contudo, a idade está pesando para ele, pois a quinta geração já foi apresentada na Europa e está prestes a chegar ao mercado brasileiro, ainda neste ano. Vale negociar um bom desconto se você quiser levar o modelo atual para casa, ainda mais porque o visual da nova geração é polêmico, especialmente na traseira — que traz lanternas em formato triangular interligadas por uma barra na cor preta.

Preço: de R$ 416.990 a R$ 461.990
Versão sugerida: Circuit
Motor: 1.6T/304 cv
Câmbio: MT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.284 / Homem R$ 6.618
Desvalorização: ND
Revisões: ND
Peças: R$ 21.343
Porta-malas: 386 litros
Lançamento: 2023

Gazoo Racing é o significado da sigla inicial do GR Corolla, versão esportiva — e hatch — da família de carros mais vendida na história da indústria automobilística mundial. São duas versões, que estrearam aqui em 2023: Core e Circuit, ambas com motor 1.6 turbo de três cilindros que entrega 304 cv e 37,7 kgfm. Como um autêntico esportivo, tem câmbio manual de seis marchas. As duas versões são bem equipadas, mas a Circuit se destaca pelo teto de fibra de carbono e por itens como head-up display, alerta de ponto cego e carregador de celular por indução.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores PEC a favor da sustentação em todas as fases do processo é protocolada
Próxima Projeto prorroga em cinco anos o prazo para fim dos lixões nas cidades com até 50 mil habitantes