Segundo o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a frente fria continua atuando de forma estacionária na região Sul do Brasil. As instabilidades resultantes dessa frente fria se concentram principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de acumulados de chuva entre 40 e 60 mm na fronteira sul do estado. Para o noroeste do Rio Grande do Sul, no entanto, não há previsão de chuvas para esta terça-feira, o que pode favorecer o avanço na finalização do plantio do trigo.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar quente e seco, associada ao bloqueio atmosférico no Brasil Central, mantém as temperaturas elevadas e os índices de umidade baixos no Centro-Norte do país. Essa condição agrava os riscos para incêndios, com valores de umidade relativa do ar podendo ficar abaixo dos 15% em algumas áreas entre o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso.
Para esta terça-feira, o tempo firme predomina entre Santa Catarina até o MATOPIBA e na faixa norte da região Norte. Grande parte do país deve ter um dia de sol e temperaturas elevadas no período da tarde. Destaques para o calor devem ocorrer no sul do Amazonas, em Rondônia e na região do Pantanal, onde os termômetros podem passar dos 37°C, acompanhados de baixíssimos índices de umidade, agravando os riscos de incêndios e favorecendo o alastramento dos focos já existentes.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
No Nordeste, as chuvas devem ser recorrentes na costa, com possibilidade de acumulados acima de 10 mm no recôncavo baiano ao longo do período. Essa umidade contribui para temperaturas amenas no leste da região, mas o tempo firme predomina no interior do Nordeste, onde há grande variação das temperaturas, com amanhecer ameno no centro-sul da Bahia e temperaturas acima dos 35°C no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Ainda segundo Gabriel Rodrigues, uma massa de ar polar está prevista para avançar pelo Sul do Brasil a partir do dia 8, prometendo derrubar as temperaturas até em áreas do estado de Goiás e Minas Gerais. No dia 10, espera-se frio mais rigoroso, com algumas áreas de Santa Catarina registrando valores negativos. Essa massa de ar polar deve influenciar as condições de tempo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e sul do Mato Grosso até o dia 11.
Antes da chegada do frio, as chuvas podem avançar de forma significativa sobre os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, proporcionando uma ligeira melhora nas condições hídricas dessas regiões.
Fonte: agrolink