Mais de 30 rótulos vão participar de concurso que comprova qualidade do azeite gaúcho


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS safra 2024 do azeite de oliva extravirgem gaúcho. O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), convidam todos os olivicultores do Rio Grande do Sul a participarem da certificação, que receberá inscrições até 5 de agosto.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O selo certifica a qualidade e a procedência do azeite de oliva extravirgem produzido no Estado, garantindo ao consumidor um produto de excelência. Na segunda edição, referente à safra 2023, 101 marcas de 34 produtores foram reconhecidas, destacando-se no mercado pela autenticidade e alta qualidade. A novidade deste ano é a ampliação das inscrições para produtores não afiliados a qualquer associação civil de olivicultores.

O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, destaca que o Selo Premium está mantido, em que pese as dificuldades de clima enfrentadas pelo Estado no primeiro semestre, sobretudo com as enchentes de maio. “E acontecerá de uma forma até pujante, porque já temos mais de 30 rótulos inscritos para participar do concurso sendo essa mais uma oportunidade de comprovar a qualidade do azeite gaúcho. O selo Ibraoliva RS Premium vem consolidar toda a história do azeite gaúcho e dos olivicultores, sendo que teremos nos próximos meses os resultados de mais uma safra de alta qualidade que aconteceu no período 2023/2024″, projeta.

Fernandes lembra ainda que o Selo Premium consolida a diferença entre os azeites ditos mais simples, que não têm a intensidade de picância, de amargor e também de frescor. “Dessa forma, o consumidor fazendo essa experiência com os produtos Premium, ele identifica a grande diferença que existe dos produtos nacionais em relação à grande maioria dos azeites importados que adentram ao mercado brasileiro”, explica.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Assim como nas edições anteriores, os azeites inscritos vão passar por uma avaliação rigorosa, com análises físico-química e sensorial, para garantir a qualidade do produto. Detalhes sobre o processo de inscrição no site da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. A taxa de inscrição e a entrega de duas garrafas de 250 ml do azeite a ser analisado são responsabilidade do Ibraoliva (Rua Garibaldi 476, Bairro Niterói, Canoas, RS – CEP 92120020). Para informações sobre o valor da taxa e a forma de entrega das amostras, o telefone de contato é (51) 98055-2536.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Manutenção preventiva é garantia de eficiência e longevidade das máquinas agrícolas
Próxima Israel ataca Líbano mirando em comandante do Hezbollah; 2 pessoas mortas e várias feridas (VÍDEOS)