Neste sábado (20), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) descartou três casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) após análises revelarem resultados negativos para o vírus.
Segundo informações que foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as amostras, coletadas na sexta-feira (19) em três propriedades suspeitas na zona de proteção estabelecida no Rio Grande do Sul, foram analisadas pela equipe de vigilância e defesa sanitária animal do estado, em conjunto com a equipe do Mapa.
“Em um esforço conjunto do Governo – Casa Civil, Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira (FAB) – as amostras foram transportadas para o LFDA-SP, que processou em tempo recorde as análises de RT-PCR, descartando a possibilidade de novas ocorrências de foco neste momento”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Mais: Doença de Newcastle pode trazer fortes impactos financeiros
Os resultados negativos são uma sinalização extremamente positiva sobre a contenção desse evento sanitário, sendo fundamental para uma resolução rápida da situação e reforçando a robustez do sistema de defesa agropecuária do Brasil. “É um pedido do presidente Lula tratar o caso com total transparência, a fim de tranquilizar a população e os países importadores quanto à segurança do nosso sistema de defesa agropecuária. Tenho certeza que com a agilidade de nossas equipes vamos voltar à normalidade das nossas exportações muito em breve”, pontuou Fávaro.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Conforme previsto no Plano Nacional de Contingência para DNC, estão sendo montadas barreiras sanitárias na região do Vale do Taquari para controlar a movimentação e evitar a entrada e passagem de aves na área do foco. Além disso, as investigações epidemiológicas continuam na zona de vigilância de proteção e em todo Rio Grande do Sul.
Consumo de frango segue seguro após confirmação de Doença de Newcastle
Fonte: agrolink