Os cafeicultores certificados pelo Certifica Minas Café terão abatimento de 0,5% na taxa de juros do crédito rural, conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) durante o lançamento do Plano Safra. Este benefício será concedido a 802 produtores certificados pelo programa do Governo de Minas. As informações forma divulgadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais
O Certifica Minas Café, reconhecido como Produção Integrada pelo MAPA, garantiu essa vantagem após negociações realizadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) desde o ano passado. O Ministério da Economia regulamentou os programas válidos, e agora os produtores do Certifica Minas Café serão beneficiados.
A Seapa está trabalhando para incluir outros escopos do programa, como algodão, azeite, cachaça, produtos orgânicos e Sem Agrotóxico (SAT), carne bovina, frango, ovos caipiras, hortaliças, leite, mel e Queijo Minas Artesanal, para que esses produtores também possam usufruir da redução na taxa de juros.
Além dos cafeicultores certificados, os produtores com Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) terão direito à mesma redução de 0,5% na taxa de juros. Aqueles que atenderem ambos os critérios terão uma redução total de 1% nos juros do crédito rural.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O Certifica Minas, coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado por suas vinculadas, atualmente certifica 889 produtores. A certificação de café representa 90% desse total, sendo uma das maiores do país. O programa promove a otimização dos recursos naturais, mitigação de impactos ambientais, preservação da biodiversidade e cumprimento das leis trabalhistas.
A Emater-MG orienta os produtores na adequação dos sistemas produtivos, enquanto o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza auditorias e valida as normas de certificação. A Epamig desenvolve pesquisas e participa de capacitações e treinamentos. Os produtores interessados em aderir ao programa podem procurar os escritórios da Emater-MG ou do IMA em seus municípios.
Fonte: agrolink