Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, o fim de semana será marcado por uma maior influência de uma massa de ar frio nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, resultando em uma redução significativa das temperaturas.
“A tendência é que essa massa de ar frio, atualmente sobre o oceano, se desloque gradativamente para o leste do Brasil, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia”, afirmou Rodrigues. Além disso, uma outra massa de ar frio está avançando pelo norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia, causando a queda das temperaturas no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, especialmente no sul e oeste desses estados.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A previsão indica que essa redução das temperaturas será gradual ao longo do fim de semana, com o dia mais frio sendo esperado para domingo. “Essa massa de ar frio terá uma atuação abrangente, diminuindo as temperaturas até mesmo no sul de Rondônia, onde os termômetros devem marcar cerca de 15°C no início do dia”, explicou o meteorologista.
As menores temperaturas devem ficar abaixo de 10°C no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e no interior de Minas Gerais. No centro-sul e oeste da Bahia, o início de domingo pode registrar temperaturas entre 12°C e 14°C. “São temperaturas típicas de inverno, e mesmo que o inverno de 2024 esteja sendo mais brando, especialmente na região Sul, este início de julho está apresentando temperaturas baixas”, observou Rodrigues.
Na região Sul, o período será mais chuvoso, com maior nebulosidade e consequente menor variação entre as temperaturas diurnas e noturnas. “Nos últimos cinco dias, setores da serra catarinense e gaúcha não registraram temperaturas acima dos 8°C em qualquer momento do dia”, destacou o meteorologista. Essa tendência de temperaturas baixas deve continuar durante o fim de semana, embora haja uma leve tendência de aquecimento ao longo do período.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Além do frio, as chuvas também terão destaque, especialmente entre o Paraná e o Rio Grande do Sul, onde são esperadas precipitações volumosas no sábado e domingo, com acumulados acima de 50 mm por dia. “As chuvas já estão acima da média entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul até o momento, e devem continuar significativas até o meio da próxima semana”, concluiu Rodrigues.
Fonte: agrolink