O lema “tudo acaba em pizza” é popular entre os brasileiros. Adorada mundialmente, a pizza é tão valorizada que ganhou uma data especial: 10 de julho, o Dia da Pizza. Originalmente criada pelos egípcios como piscea, a pizza recebeu a contribuição italiana com o molho de tomate e o queijo. Ingredientes de qualidade, uma massa crocante e um bom queijo são essenciais. Antes de chegar às pizzarias e mesas dos consumidores, o queijo e outros alimentos passam por rigorosa inspeção e fiscalização desde a produção da matéria-prima.
“A primeira verificação é na origem, no caso o leite cru e os outros ingredientes e insumos. Verificamos o produto, se está dentro do padrão para ser produzido, por exemplo, livre de antibióticos, no nível correto de acidez e as características físico-químicas. O segundo passo é a verificação dos parâmetros térmicos, ou seja, a pasteurização. E, a partir disso, a produção da massa, prensagem, formato, salga e maturação”, explica o auditor fiscal federal agropecuário Verlaine Lima.
A inspeção abrange não apenas ingredientes e insumos, mas também as condições do estabelecimento, como temperatura da câmara fria e proteção da embalagem, para evitar contaminação. Auditores agropecuários garantem a qualidade e segurança do queijo, um produto de alto valor nutricional e sabor diversificado. A vistoria é aplicada a todos os tipos de queijo, com atenção especial aos que possuem adição de fungos, verificando condições de inoculação, temperatura e tempo necessários para criar características específicas, como no gorgonzola e queijo azul.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
“Observamos as empresas que produzem queijos com e sem a inoculação de fungos, para que não ocorra o que chamamos de contaminação cruzada. São verificadas todas as condições que também são analisadas nos outros queijos, prestando atenção nas características que tanto atraem no produto para não fugir do regulamento técnico dele. São queijos finos, amplamente consumidos mundialmente. Então é importante garantir que aquilo que os diferencia seja mantido”, detalha o auditor agropecuário.
Fonte: agrolink