Presidente sérvio diz que mais um país retirou reconhecimento de independência do Kosovo


24904632

“Recebi outra nota sobre a revogação do reconhecimento da independência do Kosovo”, declarou, sem revelar o país em questão.
Vucic está em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Antes do início da reunião, ele realizou uma série de encontros com chefes de Estado e de governo.
O presidente afirmou que a nova orientação dessa nação com relação às tensões envolvendo o Kosovo fortalece a posição sérvia na ONU e garantiu que o país continuará trabalhando para buscar mais apoio.
“Vamos lutar e ficar calados até que [Kosovo] tente se juntar a novas estruturas [internacionais]. No momento em que tentarem, ficarão surpresos com o número de países que pensam diferente e com a maioria que temos na ONU”, ressaltou o líder sérvio.
Pessoas descansam ao lado de grafite com os escritos Kosovo é Sérvia, Crimeia é Rússia, em Kosovska Mitrovica, Sérvia, 28 de maio de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2022

Recentemente, as autoridades sérvias informaram que receberam oito revisões oficiais de reconhecimento do Kosovo, também sem divulgar de quais Estados eram.
No dia 10, em meio a reunião com representantes da União Europeia, Alemanha e França, Vucic escreveu nas redes sociais que não haveria reconhecimento da república autoproclamada e que era preciso alcançar um compromisso.

“Trata-se do futuro da Sérvia, não haverá nenhum reconhecimento do Kosovo. Agora mesmo estamos conversando com o representante especial da União Europeia para o diálogo entre Belgrado e Pristina e outros assuntos regionais dos Balcãs Ocidentais, Miroslav Lajcak, e com os assessores da política externa e da política de segurança da França e da Alemanha, Emmanuel Bonne e Jens Pletner. Sempre estou disponível para fazer compromissos, de acordo com a Constituição sérvia e com a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU”, escreveu Vucic no Instagram (plataforma pertencente à empresa extremista Meta, banida no território da Rússia).

Pristina, capital de Kosovo - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022

Anteriores Electronic Arts e Marvel anunciam jogo do Homem de Ferro
Próxima MPF quer que Chesf seja condenada ao pagamento de indenização por danos ambientais em Canindé de São Francisco (SE)