Cultura da acácia-negra Impulsiona economia de famílias


Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (04/07), na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a cultura da acácia-negra desempenha um papel econômico nas propriedades familiares. Essa atividade auxilia na diversificação da renda, especialmente complementando o trabalho assalariado em fábricas locais. Em alguns municípios, há incentivo ao cultivo da acácia-negra por indústrias do setor, que fornecem mudas para novos plantios.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

A maior parte da produção de acácia-negra é destinada à energia, com cerca de 90% sendo utilizada para consumo doméstico, aquecimento industrial, lareiras, fornos, padarias e produção de carvão. Uma parte menor é empregada na construção civil, principalmente como vigas.

As etapas do cultivo incluem plantio, tratos culturais, controle de formigas e colheita. Atualmente, o estado fitossanitário das plantações é considerado bom. No entanto, recentemente, os preços da lenha e da casca estagnaram, acompanhados por uma queda nas vendas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

O incentivo ao cultivo da acácia-negra por indústrias do setor tem sido essencial para manter a sustentabilidade econômica das propriedades familiares. A diversificação proporcionada por essa atividade contribui para a renda das famílias, especialmente em tempos de instabilidade econômica.

A Emater/RS-Ascar continua a monitorar a situação e a fornecer suporte técnico aos produtores, visando manter a saúde das plantações e a viabilidade econômica da cultura da acácia-negra na região.

Fonte: agrolink

Anteriores Forças Armadas da Bolívia se mobilizam em La Paz e cresce temor de golpe
Próxima Doadores democratas suspendem US$ 90 milhões do financiamento de campanha de Biden