Mudanças climáticas chamam atenção ao solo


A chegada do inverno normalmente traz um clima mais ameno, ideal para diversas culturas agrícolas. Porém, as mudanças climáticas estão transformando essa realidade. Meteorologistas preveem que as temperaturas médias deste inverno ficarão até 3 graus Celsius acima do esperado. Além disso, o fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico e afeta o clima global, deve contribuir para um inverno ainda mais quente.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Esse aumento de temperatura pode apresentar grandes desafios para a agricultura, especialmente no preparo do solo e na nutrição das culturas. “A aplicação de produtos ferticorretivos é crucial para proteger o solo dessas variações climáticas e reduzir o impacto na produtividade das culturas,” explica Eduardo Dahmer, agrônomo da Fertimacro, uma indústria de fertilizantes à base de óxidos do grupo Caltec. Dahmer destaca que os óxidos da Fertimacro são uma excelente opção para essas condições adversas, pois liberam Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) de imediato, equilibrando o tempo de reação do carbonato, que é mais lento.

Culturas sensíveis, como hortaliças, requerem ainda mais cuidado. “Para culturas mais sensíveis, a correção do solo é ainda mais importante, pois o cultivo é mais afetado pelas altas temperaturas fora de época,” afirma Caroline Santiago, técnica agrícola da Agrolitá. Ela ressalta que os produtos da Agrolitá foram desenvolvidos especialmente para hortaliças, focando no desenvolvimento das raízes e na manutenção das folhas verdes por mais tempo. “Com raízes mais robustas, as hortaliças melhoram a absorção de água e nutrientes necessários para atingir seu máximo potencial produtivo.”
 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Com peso do dólar e forte correção, café perde mais de 2% em NY
Próxima Haddad diz que é contra tornar o Banco Central uma empresa pública