Safra de soja chega ao fim com crescimento em Goiás


Segundo o informativo mensal Agro em Dados, elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Superintendência de Produção Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a colheita da soja da safra 2023/24, em Goiás, está em fase de finalização. Houve registros de algumas interrupções durante o mês de abril devido a chuvas volumosas, que impactaram as operações, mas beneficiaram as lavouras em fase final de enchimento de grãos.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Os indicadores da safra 2023/24 reforçam a soja como principal produto do agro goiano. A oleaginosa ocupa 66,2% das áreas destinadas ao plantio de grãos no estado, com dados que apontam um crescimento de 38,4% na área da cultura nas últimas dez safras. No mesmo período, a produção cresceu 85,7%, evidenciando os investimentos em pesquisa e tecnologia no setor para alcançar elevados níveis de produtividade.

A soja detém o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em Goiás, representando 28,2% do VBP total do estado. Nas exportações, a soja responde por 60,0% do valor total das vendas externas de produtos do agronegócio do estado, no acumulado de janeiro a março de 2024, com destino para 37 países.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

O Cepea registrou valorização da soja no mercado interno no mês de abril, puxada sobretudo pela elevação do dólar e melhoria nos prêmios de exportação. Para o óleo de soja, a movimentação no mercado segue com demanda crescente, movida pela expectativa de ampliação de sua participação na mistura de biodiesel.

Fonte: agrolink

Anteriores Arábica perde mais de 3% e volta a ser negociado abaixo de 230 cents/lbp
Próxima Polícia procura suspeito de matar esposa e filhas de comentarista esportivo com besta