O Talenses Group e a @AgroVen, uma comunidade de stakeholders do agronegócio, realizaram a pesquisa Monitora Agro para investigar os impactos, benefícios e desafios que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer ao setor. O estudo foi conduzido durante um encontro de membros da AgroVen, no escritório da @XP, e contou com a participação de 35 líderes do setor.
O levantamento focou em entender o nível de impacto da IA na atuação dos profissionais do agronegócio, os principais benefícios que a IA pode trazer aos negócios do setor e os maiores desafios enfrentados para integrar a IA na gestão diária do agronegócio. “Não é de se espantar que 63% dos executivos(as) reconhecem que a IA tem um impacto relevante, gerando vantagem competitiva para as empresas, enquanto 20% acreditam que a IA tem um caráter transformador, ou seja, empresas que não fizerem uso dessas tecnologias não terão condições de competir”, afirma Alexandre Benedetti, Diretor Geral da Talenses e Cofundador do Talenses Group.
A pesquisa mostra que 52% dos agricultores acreditam que a adoção de tecnologias de IA pode aumentar significativamente a produtividade e a qualidade das culturas. Além disso, 23% reconhecem que a redução de custos operacionais, o uso mais eficiente dos recursos e o suporte ao planejamento e à tomada de decisão são benefícios tangíveis que incentivam a adoção da IA no setor agrícola.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
“Apesar dos benefícios, sua implementação no agronegócio enfrenta desafios relacionados ao custo inicial de adoção, a necessidade de infraestrutura tecnológica e a própria resistência a adoção dos agricultores, mas os executivos entendem que o maior desafio para a utilização da IA no dia a dia da gestão no Agro está na formação e qualificação dos profissionais do setor’, completa.
Fonte: agrolink