A pioneira e maior e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça – a Expocachaça – prepara sua 33ª edição que, pela primeira vez, ocupa o Centerminas Expo, em BH, de 4 a 7 de julho, quinta a domingo.
São cerca de 250 Expositores e mais de 2000 produtos entre cachaça, gin, cervejas especiais, queijo, azeite, doçaria mineira, equipamentos como Moendas, Alambiques, Dornas, Caldeiras, Empresas de Garrafas, Empresas de Serviços, Laboratórios, Gráficas, Editoras, Estande Food Trucks e Empresas de Gastronomia, sorvete e muitas novidades.
Um dos destaques é o Festival Minas + Doce, que valoriza a doçaria feita em Minas e conta com a Curadoria da professora e mestre em gastronomia e sustentabilidade, Rosilene Campolina. Ao todo, serão 44 expositores, que vão apresentar produtos como doces e quitandas tradicionais e contemporâneas; doces bordados e cristalizados do Carmo do Rio Claro; o rocambole de Lagoa Dourada; a goiabada de Ponte Nova; o doce de leite da Serra Negra e a opção diet da Vimilk de Perdões, entre outros. Além disso, vai oferecer uma arena gastronômica com seis aulas show e seis oficinas com acesso gratuito. Um outro destaque é o Estande Origem Minas do Sebrae, com 20 expositores.
“É uma oportunidade singular para produtores artesanais da doçaria e quitandaria apresentarem seus produtos à um público estratégico, além de estreitar contatos com uma rede de distribuidores, empresários e empreendedores influentes no ramo gastronômico, turístico e hoteleiro”, comenta José Lúcio, presidente da Expocachaça. Temos ainda, estandes coletivos do Rio Grande do Sul da Aprodecana, com 12 expositores de cachaça, da Secretaria de Turismo da Bahia, com 12 expositores de cachaça, de Goiás, da Agopcal, com 8 produtores de cachaça, da APACs Salinas com 26 associados e seus produtos, entre outras atrações.
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Em relação ao público, espera-se receber 20 mil pessoas, gerando um total de R$30 milhões em negócios. Nas 32 edições, o movimento de público total foi 3 milhões de pessoas. A feira conta com o Patrocínio Master da Cemig por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas e Patrocínio do Sicoob Divicred; Apoio da Belotur e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Fonte: agrolink