Frio intenso no Rio Grande do Sul: riscos para as lavouras


Neste domingo, 30 de junho, uma intensa onda de frio deve atuar no Brasil, trazendo temperaturas negativas e geadas fortes em várias regiões. Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a previsão indica um reforço da massa de ar polar, com uma ampla região do país enfrentando temperaturas extremas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

No Rio Grande do Sul, a fronteira sul deve registrar temperaturas abaixo de zero, enquanto no oeste e litoral, as marcas ficarão entre 3°C e 6°C. No centro-sul do estado, cidades como São Gabriel e Caçapava do Sul também terão temperaturas negativas. O frio intenso avançará pelo meio-norte do estado, com temperaturas próximas ou abaixo de zero graus em Tupanciretã, Soledade e Passo Fundo. Em Porto Alegre, algumas projeções indicam temperaturas entre 0°C e 3°C.

A queda de temperatura também deve impactar as lavouras, especialmente na região sul. São esperadas geadas fortes nas lavouras de fumo, trigo e cevada. A preocupação é maior para as hortaliças, que podem ser protegidas com técnicas de irrigação ou cobertura com material plástico, seguindo sempre as recomendações de um agrônomo ou técnico.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Na pastagem, principalmente em Santa Catarina, as geadas podem ser bastante danosas devido à escassez de chuvas, aumentando a demanda por ração e silagem para o gado e resultando na redução da produção de leite e do peso dos animais nas próximas semanas.

Fonte: agrolink

Anteriores Seca severa força produtores de milho no leste da China a atrasar plantio
Próxima Venezuela registra ao menos 3 pessoas mortas e 4 desaparecidas após passagem do furacão Beryl