A Copersucar, líder no setor sucroenergético, e a Geo Bio Gas & Carbon, especialista em tecnologia de biogás/biometano, anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) para desenvolver tecnologia de conversão de biogás em combustível de aviação sustentável (SAF).
Esta colaboração visa combinar a ampla presença da Copersucar no setor de açúcar e etanol com a expertise da Geo em produção de biogás/biometano, permitindo a produção em larga escala de SAF no Brasil. Esta nova rota de produção, além do tradicional etanol, é conhecida como alcohol-to-jet (ATJ).
Como parte do acordo, as empresas planejam construir uma planta piloto de demonstração comercial, com início das operações previsto para 2025. Este projeto utilizará a rota gás-para-líquido (GTL) com a tecnologia de Fischer-Tropsch, um processo químico que converte gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos verdes.
“O SAF produzido a partir do biogás/biometano é um produto de alto valor agregado, com baixa pegada de carbono, ampliando ainda mais o uso da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável. Esta parceria pode representar uma nova avenida de crescimento para o ecossistema Copersucar, alinhada à nossa estratégia de prover soluções em escala para a transição energética”, destacou Tomás Manzano, presidente da Copersucar.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Alessandro Gardemann, CEO da Geo, ressaltou a importância das rotas de produção de biogás a partir de resíduos orgânicos para posicionar o Brasil como um importante produtor e exportador de combustíveis avançados. “Isso torna o país competitivo para descarbonizar tanto a matriz de transporte aéreo brasileira quanto mercados internacionais de alta exigência como o europeu. Nossa planta já irá nascer com as bases prontas para elevar rapidamente a produção ao nível de escala industrial”, comentou Gardemann.
Fonte: agrolink