Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (27), os apicultores da região de Bagé estão recolocando colmeias nos locais de origem para as floradas da próxima primavera. As caixas-isca estão sendo preparadas para capturar enxames, enquanto revisões gerais ocorrem para resolver problemas como colmeias viradas ou destampadas.
Em Caxias do Sul, a falta de néctar e pólen desestimula a postura das rainhas. Em Erechim e Passo Fundo, a baixa disponibilidade de recursos está impactando as colmeias, que têm reservas limitadas para o outono e inverno. Na região de Ijuí, os apicultores focam na recuperação das caixas e na preparação do mel colhido no verão para venda.
Em Pelotas, as condições climáticas favoráveis permitem a revisão das colmeias e a alimentação dos enxames para o inverno. Os apicultores estão adotando cuidados como a redução do alvado e a cobertura do ninho. Em Porto Alegre, após enchentes, as atividades apícolas foram retomadas com dias de sol permitindo o manejo e alimentação das colmeias.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Na região de Santa Maria, apicultores com caixas migratórias colhem mel e preparam a alimentação para o inverno. Em Santa Rosa, a alta temperatura interrompeu o fornecimento de alimentação, mas a floração da canola está favorecendo o forrageamento, elevando as expectativas de bom fornecimento de pólen. Em Soledade, o fornecimento de alimento artificial continua para manter os enxames, especialmente os enfraquecidos devido ao longo período de chuvas.
Fonte: agrolink