A Bahia Farm Show 2024, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, alcançou R$ 10,9 bilhões em negócios, um aumento de 32,7% em relação a 2023, evidenciando o crescimento da região como um importante centro agrícola. A Bahia, junto com Maranhão, Tocantins e Piauí, forma o MATOPIBA, região que se destacou na expansão agrícola desde a segunda metade dos anos 1980.
A boa topografia, o baixo custo das terras e a adoção de tecnologias impulsionaram o desenvolvimento no Cerrado, especialmente em áreas de pastagem subutilizadas. Recentemente, a valorização das terras devido à alta demanda fez com que os produtores focassem na eficiência de suas propriedades em vez de adquirirem novos terrenos. A irrigação por pivôs é uma das tecnologias mais destacadas, sendo essencial para o desenvolvimento das lavouras durante períodos de calor intenso.
De acordo com Silvio Dias, Diretor comercial da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, revenda parceira da Lindsay, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, os resultados da Bahia Farm Show comprovam o potencial da região e também o interesse crescente dos produtores pela irrigação. “ A feira foi muito movimentada, com bastante clientes com intenção de compras, fechamos alguns negócios e prospectamos outros para futuramente desenvolvermos novos projetos. O MATOPIBA é a região com mais potencial para irrigação a curto prazo, e os produtores estão dispostos a investir”, destacou.
A adoção da irrigação por pivôs tem crescido significativamente no Cerrado. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Cerrado representa 70,4% (1,35 milhões de hectares) da área total de pivôs centrais no Brasil. Isso se deve à expansão da agricultura em áreas com maior déficit hídrico, à estrutura fundiária de grandes e médias propriedades, e à adequação desse sistema para grandes áreas planas e tipos de solo predominantes.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Anderson Gorgen, diretor administrativo da GEES AS, parceira da Lindsay no Maranhão e Piauí, afirma que os produtores buscam a irrigação como alternativa ao alto custo das terras e pela segurança de produtividade. Muitos produtores estão focados em garantir a possibilidade de plantar e colher suas safras com sucesso, em vez de aumentar a área plantada.
Fonte: agrolink