Queda nas cotações da soja reflete aumento da oferta e menor demanda externa


As cotações da soja registraram queda na última semana, conforme apontam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A principal razão para essa baixa foi o aumento na oferta do grão no mercado spot nacional, consequência do encerramento das atividades de colheita da safra 2023/24 no Brasil e na Argentina.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Pesquisadores do Cepea destacaram que muitos produtores de soja demonstraram interesse em negociar maiores volumes da safra atual. Esse movimento visa liberar espaço nos armazéns para o armazenamento da segunda safra de milho, que se aproxima. Esse aumento na oferta interna contribuiu diretamente para a queda das cotações.

Outro fator que influenciou a diminuição dos preços foi a redução na demanda externa pela soja brasileira. A menor procura internacional refletiu-se na queda dos prêmios de exportação, impactando os preços domésticos do grão. Porém, nem todas as notícias foram negativas para os sojicultores brasileiros. A valorização do dólar frente ao real atuou como um limitador das quedas nos preços internos. Essa alta da moeda americana ajudou a manter um equilíbrio, evitando uma desvalorização ainda mais acentuada da soja no mercado nacional.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores IBP diz que greve do Ibama impacta produção de petróleo do Brasil em 80 mil barris/dia
Próxima 5 carros usados que são ótimos negócios mesmo fora da garantia