Parceria instala estação meteorológica em Rolante


A Sicredi Caminho das Águas e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho uniram-se para instalar uma estação meteorológica na comunidade de Boa Esperança, em Rolante (RS). O objetivo do projeto é apoiar os agricultores locais na tomada de decisões mais precisas para o manejo de suas culturas, especialmente a uva, predominante na região. A entrega oficial da estação ocorreu em uma solenidade no Salão Paroquial da Boa Esperança, patrocinada pela cooperativa financeira, que cobriu 50% do custo do equipamento. 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O sindicato arcou com a outra metade e ficará responsável pelo cadastramento da comunidade e pelo suporte na utilização dos dados pelos produtores. A iniciativa visa melhorar a produção agrícola, reduzir custos e aumentar a produtividade e renda dos agricultores locais. “Com o uso dos dados fornecidos pela estação, como temperatura do ar, umidade, pressão atmosférica, pluviometria, velocidade e direção do vento, molhamento e temperatura foliar, os agricultores podem tomar decisões mais eficazes, reduzindo os custos de produção e melhorando a qualidade da uva”, explica o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Álvaro Link.

A estação meteorológica permitirá acesso aos dados via um aplicativo de celular, facilitando o uso para todos os produtores da região. A escolha da comunidade de Boa Esperança foi inspirada em casos de sucesso semelhantes em Bento Gonçalves e na região serrana do Rio Grande do Sul, onde produtores de uva se beneficiaram dessa tecnologia. Além dos benefícios diretos para a agricultura, as medições de chuvas serão úteis para a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, ajudando na previsão de enchentes e enxurradas na cidade.
 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Senar-MT ajuda produtor de leite a prosperar e enfrentar o período de seca
Próxima CNJ investigará suposto esquema de venda de decisões no TJ-SP