Na última semana, em São Paulo (SP), a Ubrabio organizou o I Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação. Um destaque do evento foi a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Gabinete de Reformas Econômicas do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, a CTJ Consultoria (empresa moçambicana de consultoria estratégica e empresarial), e a Ubrabio. O acordo visa iniciar discussões para desenvolver e implementar a indústria de biocombustíveis em Moçambique, utilizando tecnologia e expertise brasileiras.
João Macaringue, coordenador-adjunto do Gabinete de Reformas Econômicas de Moçambique, ressaltou que a medida 10 do Programa de Aceleração Econômica do país busca aumentar o emprego, atrair investimentos privados na produção agrícola e reduzir as importações. Uma das iniciativas inclui a obrigatoriedade de incorporar biodiesel nos combustíveis líquidos distribuídos em todo o país.
“Por ser o Brasil referência no assunto, o governo moçambicano foi conhecer projetos que possam ser desenvolvidos em seu território, iniciando-se pelo B3 – inclusão de biodiesel no teor de 3% no combustível – podendo chegar a 20% desse total”, explicou Macaringue. “A ideia da visita, além de interagirmos com os maiores players da indústria de biodiesel brasileira, foi a de assinarmos um Memorando de Entendimento entre o Gabinete de Reformas Econômicas, a CTJ e a Ubrabio para termos um marco concreto e impulsionador para a realização de um grande projeto para Moçambique”, disse Bruno Chicalia, sócio da CTJ Consultoria.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O Memorando estabeleceu uma parceria entre as partes para implementar a Medida 10 do PAE, utilizando a expertise de cada uma: a CTJ como especialista em consultoria empresarial e a Ubrabio como entidade que congrega empresas do setor de biocombustíveis e outras envolvidas na economia circular, apoiando iniciativas de pesquisa e projetos na área. A Ubrabio fornecerá suporte técnico necessário para a execução das atividades propostas.
Fonte: agrolink