As cotações do café robusta registraram alta no início de junho, alcançando um novo recorde histórico no Brasil. Na quinta-feira, 6 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ para o café robusta tipo 6, peneira 13 acima, atingiu R$ 1.247,17 por saca de 60 kg, valor recorde na série histórica do Cepea, que teve início em novembro de 2001, ajustado pelo IGP-DI de abril de 2024.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, esse aumento é impulsionado por projeções que indicam uma oferta mundial limitada dessa variedade, consequência do clima adverso no Vietnã, principal produtor global de robusta. Apesar da recente valorização dos preços, a atividade de vendedores no mercado spot brasileiro permanece baixa.
Atualmente, o foco dos agentes está voltado para a colheita da safra 2024/25, que avança rapidamente. No Espírito Santo, maior estado produtor de robusta no Brasil, aproximadamente 40% da produção estimada já foi colhida, segundo informações dos agentes consultados pelo Cepea. Em Rondônia, outro importante estado produtor, a colheita está ainda mais avançada, restando apenas cerca de 25% da produção estimada a ser colhida.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink