De acordo com os dados do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (06/06), a colheita de milho silagem avançou e foi concluída nas regiões ao Norte do estado. No entanto, no Sul, a operação está próxima do fim, com as últimas lavouras apresentando redução tanto no volume quanto na qualidade da massa vegetal destinada à ensilagem.
A área plantada no Estado alcança a marca de 348.549 hectares. As estimativas realizadas pela Emater/RS-Ascar apontavam inicialmente uma produtividade de 35.518 kg/ha em novembro. Porém, devido aos efeitos das chuvas excessivas, a produção foi revisada para 32.368 kg/ha, representando uma queda de 8,9% em relação às projeções anteriores.
Na região administrativa de Bagé, os trabalhos de ensilagem foram finalizados, porém, as áreas colhidas recentemente registraram redução na produtividade, tanto em massa seca quanto em grãos, devido às chuvas intensas durante o enchimento dos grãos e às geadas recentes, que afetaram a qualidade do alimento produzido.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Já na região de Santa Maria, onde a área plantada para silagem foi de 9.755 hectares, a colheita praticamente se encerrou antes das enchentes. No entanto, doenças associadas à cigarrinha resultaram em danos significativos, reduzindo a produtividade média para 25.309 kg/ha. Essa situação ocasionou uma perda aproximada de 80 mil toneladas de silagem de milho na região.
Fonte: agrolink