No dia 6 de junho, a GoSolos, empresa de biotecnologia, sediará em Rio Verde (GO) um evento pioneiro sobre a revolução tecnológica na agricultura: a metagenômica do solo. Esta inovação, baseada na análise de dados genéticos, está transformando o agronegócio, fortalecendo o uso de bioinsumos e promovendo uma agricultura regenerativa.
O programa “Metagenômica do Solo: A Nova Fronteira Agrícola”, será conduzido por Tiago Jarek, agrônomo e especialista em Fitopatologia da GoSolos, e Michelle Zibetti Tadra, CEO da GoGenetic, no Espaço Capital, a partir das 18h30.
As palestras começam com uma introdução à metagenômica e sua aplicação na agricultura, seguida por temas como a previsão de doenças do solo antes do plantio, a apresentação do laudo metagenômico e sugestões de manejo. O evento termina com um fórum para perguntas. Jarek destaca a importância de explorar a microbiologia do solo diante dos desafios do clima e doenças para fortalecer as plantas.
“Estamos mostrando uma nova fronteira agrícola que é a microbiologia do solo num momento em que é preciso repensar aspectos de fortalecimento das plantas frente a uma infinidade de intempéries recorrentes como o próprio clima e doenças”, analisa Jarek.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O entendimento da metagenômica do solo implica em diversas ações para aprimorar a agricultura, como reduzir perdas por doenças, otimizar práticas agrícolas e o uso de bioinsumos, aumentar a produção sem expandir a área cultivada, reduzir custos e manter a fertilidade do solo a longo prazo. Michele Tadra destaca que a GoSolos não apenas fornece dados biológicos, mas também os interpreta, reconhecendo que a eficácia está em saber como usar esses dados para promover uma agricultura sustentável.
Fonte: agrolink