Na última sexta-feira (10) o Banco Central publicou a Resolução CMN nº 5.132 que autoriza a renegociação de operações de crédito rural em municípios do estado do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações. A Farsul alerta que a prorrogação para 15 de agosto não é automática, sendo necessário o encaminhamento dessa solicitação ao agente financeiro.
O economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, destaca o trabalho do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e sua equipe, mas, reforça a necessidade de encaminhamento da solicitação. “Faça o agente financeiro receber. Se ele não quiser receber, envie por AR”, reforça. O economista ressalta que todos os produtos da agropecuária, sem exceção, estão aptas à solicitação. “Registrem o pedido, este é o primeiro passo. Sem ela, não se prorroga e depois o produtor está no SPC, Serasa e não conseguirá acesso a outras linhas”, alerta Luz.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está realizando um levantamento sobre os reflexos das chuvas no Rio Grande do Sul. Para isso, disponibilizou o formulário “para Avaliação do Impacto das Enchentes nos Negócios do RS”, que irá traçar uma radiografia do atual cenário para elaborar o planejamento de reconstrução do Estado.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
A Farsul orienta que todos os produtores preencham o formulário para que o setor tenha a maior fidedignidade possível de sua situação para a construção de medidas que contemplem o agronegócio.
Fonte: agrolink