A Embrapa anuncia o lançamento da cultivar de sorgo forrageiro BRS 661, desenvolvida para atender à demanda de cultivares mais produtivas. Essa nova variedade de soro é caracterizada por reunir atributos essenciais para alcançar alta produtividade de massa verde com excelente qualidade nutricional, contribuindo para aumentar a eficiência e a sustentabilidade dos cultivos.
Segundo a Embrapa, com potencial para atingir produtividade de massa verde superior a 70 toneladas por hectare, a BRS 661 se destaca pela sua adaptabilidade a diversos sistemas de produção de forragem, tornando-se uma escolha versátil e estratégica para pecuaristas e agricultores. Sua resistência a doenças, especialmente à antracnose, confere-lhe maior tolerância aos desafios fitossanitários comuns na cultura do sorgo.
Uma nova cultivar é recomendada para a safra de verão e segunda safra, atendendo à demanda por materiais com melhor desempenho nessas condições. A uniformidade no desenvolvimento das panículas facilita a determinação do ponto ideal de ensilagem, contribuindo para a qualidade da silagem.
Na safra 2023/2024, as empresas licenciadas da Gransafra produziram aproximadamente 90 toneladas de sementes da BRS 661, distribuídas principalmente para o Ceará e outras regiões do Brasil. As empresas parceiras para a cultivar estão localizadas em diversos estados, incluindo Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O lançamento oficial do sorgo BRS 661 será realizado em parceria com produtores de sementes durante a feira AgroBrasília 2024. O evento, que ocorrerá de 21 a 25 de maio, na rodovia BR 251, km 5, Rodovia Júlio-Paranoá, em Brasília, DF , tem como tema “O ecossistema mais fértil do agro”. A apresentação está agendada para dia 23 de maio, às 10 horas.
Fonte: agrolink