O primeiro Porsche 911 híbrido já tem data para ser lançado: dia 28 de maio. Puristas podem torcer o nariz para a eletrificação de um dos esportivos mais icônicos da história que existe desde 1964, mas vão ter que se render aos resultados.
A marca disse que finalizou o desenvolvimento do carro após rodar mais de 5 milhões de quilômetros, seja no frio ou no calor escaldante de Dubai (Emirados Árabes), onde os testes foram finalizados. O carro foi dirigido de forma exigente e em condições adversas, segundo a marca, e passou no teste.
A maior prova de que o sistema híbrido tem tudo para convencer os entusiastas é o tempo de 7:16.934 para percorrer o circuito de Nurburgring, na Alemanha. O tempo foi 8,7 segundos menor do que o da versão equivalente a combustão.
Na ocasião, o 911 híbrido usou pneus de estrada e kit aerodinâmico fixo original. “O novo 911 tornou-se consideravelmente mais rápido na pista”, diz o embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister, que conduziu a novidade no autódromo. “Temos mais aderência, significativamente mais potência e a resposta espontânea do híbrido de desempenho é uma grande vantagem.”
As fotos reveladas não mostram mudanças no visual além de aletas nos para-choques e carros com e sem o kit de asas aerodinâmicas. A aposta é que a opção de motorização híbrida seja oferecida na linha atual e que não seja criada uma versão específica.
Hoje o 911 é vendido com motor 3.0 de seis cilindros Boxer (contrapostos) com 450 cv de potência e 54 kgfm de torque. Na versão Carrera S, o esportivo chega aos 100 km/ h em 3,5 segundos e atinge os 308 km/h. A transmissão é a PDK automatizada de dupla embreagem e 8 marchas.
Há ainda o mesmo 3.0 com mais potência na versão GTS. Ele chega aos 480 cv e 58,1 kgfm graças a ajustes no motor. Com ele, o 911 faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e vai até os 311 km/h.
As versões Turbo utilizam um Boxer de seis cilindros, mas 3.7 com 580 cv e 76,5 kgfm de torque. Neste caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,8 segundo e a velocidade máxima é de 320 km/h. Na Turbo S, a potência sobe para 650 cv e o torque para 81,6 kgfm. Segundo a Porsche, o 911 desta versão precisa de 2,7 segundos para chegar aos 100 km/h e vai até os 330 km/h.
O 911 mais extremo é o GT3 RS. Aqui o motor de seis cilindros é 4.0 com 525 cv de potência e 47,4 kgfm de torque. Ele não chega a ser mais potente que um Turbo S, mas tem um trabalho de preparação concentrado na aerodinâmica e redução de peso. Com isso, faz de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e tem a máxima de 296 km/h.
A Porsche não revelou detalhes da motorização, mas disse que será um “híbrido de desempenho”, ou seja, o foco não é em baixo consumo de combustível e nem eficiência energética. Mais detalhes serão dados na apresentação do dia 28, que será transmitida pelo YouTube.
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Fonte: direitonews