Recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas em MG


No município de São Pedro da União, no Sul de Minas Gerais, mais de 80 produtores rurais participaram do “Dia do Campo Limpo” na última segunda-feira (15 de abril), conforme o divulgado pela Emater-MG. O evento, organizado pela Emater-MG, teve como objetivo recolher embalagens vazias de agrotóxicos, resultando na coleta de 1.630 quilos de materiais. Essas embalagens, que agora serão destinadas adequadamente, representam não apenas um cuidado com a saúde dos trabalhadores e suas famílias, mas também com o meio ambiente.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Desde 2021, a Emater-MG tem promovido eventos de recolhimento de Embalagens de agrotóxicos em São Pedro da União, totalizando cerca de 10,5 toneladas coletadas até o momento, conforme dados da Apamig. Essas ações não se limitam apenas a esse município, estendendo-se a várias outras regiões, com destaque para as áreas produtoras de café no Sul do estado. O descarte adequado desses materiais é essencial para evitar danos à saúde e ao meio ambiente, uma vez que os resíduos de produtos químicos podem contaminar o solo e os recursos hídricos.

De acordo com dados da Emater-MG, segundo o InPEV, criador do Sistema Campo Limpo, essa iniciativa possibilita o fechamento do ciclo de vida das embalagens, destinando-as corretamente para se tornarem matérias-primas de novos produtos, incluindo embalagens de defensivos agrícolas, tampas e outros artefatos plásticos. As embalagens que não podem ser reaproveitadas passam por incineração controlada, evitando assim a contaminação ambiental.

A Emater-MG aderiu ao Sistema Campo Limpo desde 2021, organizando eventos em diversos municípios por meio de seus técnicos de campo, que mobilizam os produtores e fornecem orientações sobre o manejo e descarte adequado das embalagens de defensivos agrícolas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Segundo a Emater-MG, essa iniciativa faz parte da estratégia da Emater-MG para promover a sustentabilidade na agropecuária, sendo a primeira empresa do setor público de assistência técnica e extensão rural do Brasil a aderir ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU. O Pacto Global tem como objetivo a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A adesão ao pacto demonstra o compromisso da Emater-MG com os princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Diversos programas da Emater-MG já estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), incluindo a geração de energia limpa, transparência e anticorrupção, além da promoção da segurança alimentar e preservação hídrica no campo.

Fonte: agrolink

Anteriores Média diária exportada de carne bovina avança 70,6% até segunda semana de abril/24
Próxima STJ valida busca pessoal após fuga em via pública ao avistar polícia