Três balões chineses cruzaram na terça-feira (2) a ilha de Taiwan e passaram perto de uma base aérea, informou o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan.
O ministério comunicou na quarta-feira (3) ter detectado quatro balões sobrevoando o estreito de Taiwan, três dos quais sobrevoaram o centro da ilha.
Segundo o ministério, os três voaram 194 km, 296 km e 294 km, respectivamente, a sudoeste de Ching Chuan Kang, onde está uma importante base da Força Aérea de Taiwan.
Os balões então desapareceram em vários pontos, acrescentou o ministério.
Questionado se os últimos balões eram para fins meteorológicos ou outros, o ministério se recusou a dar uma resposta direta, mas disse que “monitora de perto e responde adequadamente” aos balões, e que recolhe informações sobre sua trajetória para “julgamento e análise”.
O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan informou anteriormente que acreditava que os balões eram principalmente para monitoramento do clima.
O ministério tem relatado desde dezembro vários casos de balões chineses sobrevoando o estreito de Taiwan e cruzando o espaço aéreo ao norte da ilha, antes de desaparecerem.
Em fevereiro de 2023, os Estados Unidos derrubaram o que declararam ser um balão de espionagem chinês, enquanto a China afirmou que se tratava de um balão que estudava o clima.
Fonte: sputniknewsbrasil