Região dos EUA tem maior crise Carbúnculo desde 2005


Um novo caso de antraz, ou carbúnculo, na pecuária foi confirmado no condado de Grant, no sudoeste de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, elevando o número de casos no estado para 25 este ano, de acordo com autoridades agrícolas do estado. Embora seja incomum ver um caso neste final do ano, disse o comissário da Agricultura, Doug Goehring, a área experimentou recentemente um clima anormalmente ameno que permitiu que o gado permanecesse nas pastagens onde o antraz prospera.

O surto deste ano em Dakota do Norte é o pior desde 2005. De 2006 até o ano passado, foram confirmados 18 casos de antraz em rebanhos. Os surtos nos Estados Unidos são raros, uma vez que uma vacina para o gado é barata e fácil de administrar.“Muitos produtores na área afetada trabalharam com veterinários para administrar vacinas no início  deste ano”, disse o veterinário do estado de Dakota do Norte, Dr. Ethan Andress, ao The Bismarck Tribune. 

A doença é causada por  esporos bacterianos  que podem permanecer inativos no solo durante décadas e tornar-se ativos em condições ideais, como a seca. Em 2005, 109 casos de antraz resultaram em mais de 500 mortes confirmadas de animais, com perdas totais de gado estimadas em mais de 1.000.

O antraz natural representa pouco perigo para os humanos. Normalmente, nos EUA, a infecção vem do manuseio de carcaças ou fluidos de bovinos afetados sem roupas de proteção, o que transfere os esporos e resulta em uma infecção de pele facilmente tratável, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

O maior perigo para os seres humanos vem da inalação de esporos, que é quase sempre fatal se não for tratada. Mas isso é extremamente raro, mesmo para pessoas que trabalham com pecuária.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Mercosul flexibiliza tarifa comum de importação até 2025, diz ministério
Próxima Pelo menos 100 palestinos são detidos por Israel com mãos amarradas e vendados (FOTOS, VÍDEO)