Aplicativo auxilia o manejo sustentável de açaizais nativos na Amazônia


A Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com a empresa Equilibrium Web, apresenta uma inovação tecnológica para facilitar o manejo de açaizais nativos. O aplicativo Manejatech-açaí está disponível de forma gratuita para sistemas Android de celulares ou tablets, mesmo sem acesso à internet.

Conforme informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolvida para conciliar a produção de frutos do açaizeiro e a preservação das florestas de várzea do estuário amazônico, a tecnologia de manejo de mínimo impacto causa desafios devido ao aumento na colheita do açaí. O incremento na demanda em benefícios econômicos para as comunidades locais, mas também ameaçou a diversidade de espécies nas florestas.

O aplicativo Manejatech-açaí simplifica as etapas do processo de manejo. Inicialmente, auxilia na demarcação da área de manejo e no registro das plantas, atualizando a prancheta e caneta por um registro digital das espécies presentes na área.

Posteriormente, o aplicativo calcula as instruções necessárias, mantendo uma proporção adequada entre as touceiras de açaizeiro e outras espécies florestais. Em caso de excesso, sugere quais plantas devem ser supridas, mas a comunidade tem autonomia para a escolha, desde que nenhuma espécie seja completamente eliminada da área de manejo.

O manejo de impacto mínimo preserva a biodiversidade, aumenta a produtividade e mantém os serviços ecossistêmicos nas florestas de várzea. Segundo estudo da Embrapa, a tecnologia proporcionou um aumento de 130% na produtividade dos açaizais manejados, resultando em uma média de 4.297 quilos de frutos por hectare em 2022, em comparação com 1.850 quilos por hectare sem o uso do manejo.

Além disso, a prática gerou benefícios negativos na região, estimados em aproximadamente 212,47 milhões de reais em 2022, principalmente devido à estabilidade do preço do produto e à expansão da área de adoção da solução tecnológica.

Fonte: agrolink

Anteriores Ações caem após alta recente e preocupações econômicas pesam
Próxima VÍDEO: Grupo se passa por advogado, falsifica selo do TJ e aplica golpes em clientes no ES