Carro elétrico usado já custa menos de R$ 100 mil no Brasil


Os carros elétricos nunca foram tão comercializados no Brasil como atualmente. Para se ter uma ideia, em setembro de 2023, as vendas do segmento chegaram ao recorde: 1.830 unidades vendidas em um único mês. No ano, esse número alcança a marca de quase 8 mil unidades, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Isso, claro, não acontece por acaso e tem uma explicação: a oferta desses veículos está cada vez maior no país e os preços estão cada vez mais atraentes. Mas não é só o mercado de veículos novos que está aquecido. Entre seminovos e usados, os elétricos também estão chamando atenção, afinal, já existem modelos oferecidos por menos de R$ 100 mil.

O Caoa Chery iCar, carro elétrico mais barato do Brasil, é um dos modelos mais anunciados em plataformas de vendas online. O hatch é equipado com um motor elétrico que desenvolve 61 cv e 15,3 kgfm. Além disso, tem autonomia de 197 km, segundo o Inmetro. Só que esse compacto chinês novo não sai de uma concessionária por menos de R$ 119.990.

No entanto, unidades seminovas do iCar já são encontrados por preços a partir de R$ 92 mil. E por ter sido lançado recentemente, em junho de 2022, a maioria dos anúncios mostra que os carros tiveram um único dono e que a quilometragem rodada é baixa, de cerca de 6 mil km.

Quem também aparece em sites de revenda de veículos é o JAC E-JS1. Importado da China, o pequeno elétrico tem um motor que gera 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, e pode rodar até 161 km com apenas uma carga de bateria. O preço de um zero-quilômetro é de R$ 126.900 depois da terceira redução de preços em pouco mais de três meses.

Por outro lado, é possível encontrar um JAC E-JS1 por aproximadamente R$ 100 mil no mercado de seminovos. Nesses casos, com mais quilômetros rodados: cerca de 20 mil.

O Renault Zoe, que saiu de linha há poucos dias, é mais um para esta lista. Até seu último dia de venda por aqui, o Zoe cobrava R$ 239.990 para sair das lojas. No mercado de usados, o veículo é oferecido por valores a partir de R$ 90 mil.

Neste caso, há mais opções, mas as quilometragens são mais altas e chegam aos 70 mil km em alguns casos. Isso porque o elétrico foi lançado em 2018. Ainda assim, os anúncios quase sempre são de donos únicos.

O propulsor elétrico do Renault Zoe entrega 135 cv de potência e 25 kgfm de torque. Já a bateria é a maior entre os três citados e a autonomia chega aos 380 km.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF anula vínculo de emprego de corretor que recebia R$ 100 mil mensais
Próxima Residencial Marechal Rondon ganha mais uma área de lazer